05 - Aposentadoria?
INVEST


A minha experiência
Durante 25 anos que trabalhei na área de previdência eu presenciei muitos aposentados se desligarem da empresa sem saber o que fazer com as perdas dos seus benefícios salariais. Era um momento difícil, pois eles perdiam o ticket alimentação, o plano de saúde, o abono e as participações nos lucros. Aquele tchau da empresa que trabalhou por anos era o início de uma nova fase, com mais tempo para si e para a família. Isso seria tudo de bom, mas alguns não tinham uma mente preparada e um planejamento para essa etapa da vida.
A importância de ter uma identidade
Sabe, aquela famosa frase "José da Coca-cola". É um vínculo muito forte, é uma ruptura difícil de uma identidade, principalmente para aqueles que trabalharam há anos na mesma empresa. Pessoal, as oportunidades existem, e por medo, as pessoas paralisam e se "acorrentam" no mesmo lugar e não pensam mais nada que te possam lhes dar mais uma renda e satisfação pessoal.
Eu mesmo venho de uma família de funcionários públicos, onde a mentalidade é que com a estabilidade a vida já está ganha. E isso é falacioso. Sim, o órgão ou o departamento pode fechar ou até mesmo serem incorporados e te levarem para um outro lugar que você não goste.
O grande investimento (Não deixe de ler o post nº 04)
Acredito que o maior investimento é a nossa paz interior, mente saudável e corpo preparado para uma velhice que certamente virá. Sim, independente da idade, as pessoas precisam fazer atividade física e ter boa alimentação. Qualidade de vida (esta é a palavra de ordem). Olha, se não cuidar da saúde, terá que cuidar da doença no futuro.
Todos nós sabemos que vamos envelhecer e jamais devemos viver em desequilíbrio. Porém, isso acontece demais por parte dos homens e não é à toa que as mulheres lideram aí como pensionistas. Rapaziada, vamos nos cuidar! O auto cuidado é a maior prova de amor para com os outros.
As intempéries da vida
Conheci alguns que não fizeram o dever de casa nas finanças e na hora que precisaram ter recursos para pagarem um plano de saúde particular, não tinham condições. Não desejo isso para você.
Tudo que vivi transformou o nosso pensamento e hoje carregamos dessa experiência uma bagagem de vida (a de sermos previdentes). O nosso intuito aqui é que se libertem das amarras que impeçam de uma felicidade plena. A nossa vida merece ser desfrutada da melhor forma possível.
E você, já pensou como vai ser a sua vida na sua aposentadoria? Deixe nos comentários as suas dúvidas ou sugestões sobre esse tema.
Até a próxima!